11705204_865417513527848_881432138077714489_n

Na verdade não, é relativamente fácil manter uma pessoa a seu lado por quanto tempo você quiser. Pode-se conseguir isso amorosamente, mas também fazendo chantagem, cobrando, impondo, se submetendo e outras formas tão estranhas quanto.

A questão é: vale a pena?
Você realmente é uma pessoa de tão pouco valor que só consegue o afeto e a presença de alguém a seu lado dessa forma?

Eu tenho um tipo de lema de vida, há muito tempo. Adoro ter pessoas comigo, conviver, compartilhar a vida. Mas desde que a pessoa também queira. Caso contrário não me serve.

Isso vale para filhos, amigos, amores, funcionários e qualquer outra categoria.
Não vou mentir que eu não sofra em algumas situações. Que não tenha impulsos de fazer diferente, mas ainda bem que não cedo a eles, senão me arrependeria.
Quando minha filha foi morar em outro país, por exemplo, fiquei com o coração partido. Se eu tivesse feito uma chantagem emocional talvez ela não tivesse ido, ou fosse e ficasse se sentindo culpada, mas isso não compensa. Muito melhor eu aprender a lidar com a saudade e vê-la feliz na vida que escolheu.

Também já me aconteceu de ser chantageada, forçada, ter situações impostas, mas procuro resistir a isso com todas as minhas forças, porque também só dou meu afeto e minha presença quando meu coração quer.

Afeto e companhia só valem a pena se forem dados de bom grado, espontaneamente. Ponha isso na cabeça e ouça o seu coração. Ele sempre sabe o que é melhor pra você!

